Página Inicial / Geral / Vereadores e deputados visitam obra de hospital e discutem melhorias na saúde pública em Guarapari

Vereadores e deputados visitam obra de hospital e discutem melhorias na saúde pública em Guarapari

Os vereadores da Câmara Municipal de Guarapari se reuniram, na sexta-feira (01), com os deputados Doutor Hércules (MDB) e Emilio Mameri (PSDB), presidente e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), para discutir os problemas na atenção primária da saúde do município. Além da reunião, eles realizaram uma visita à obra do Hospital Municipal Cidade Saúde.

A reunião foi marcada após o vereador Thiago Patrerlini e a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara denunciarem na Ales a falta de médicos e materiais para atendimento na atenção primária do município. “Ninguém é contra o hospital, mas o que vejo é que a prioridade é a atenção primária. Na inauguração da creche o prefeito falou que a responsabilidade dele é a atenção primária. Então que ele tome de fato atitudes enérgicas e solucione esses problemas porque as pessoas estão sofrendo”, disse Thiago.

O relator da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Marcos Grijó (PDT), afirmou que a situação da saúde no município é crítica. “Temos uma deficiência muito grande na atenção primária no município e o atendimento precisa ser melhorado com urgência”, criticou Grijó.

Doutor Hércules (MDB), sugeriu melhorias na obra  como o tratamento de esgoto do prédio, a instalação de placas para captação de energia solar e reutilização da água das pias e chuveiros nos sanitários. Sobre a saúde primária o parlamentar afirmou que “os questionamentos que foram feitos serão levados alguns ao governador e ao secretário Estadual de Saúde e outros ao prefeito e também a secretária Municipal de Saúde para ver o que pode ser feito para melhorar.”

O deputado Emilio Mameri ressaltou que manter um hospital tem um alto custo. “Apesar de ser importante, este hospital não está na órbita do Governo Estadual. Até porque Guarapari está na região metropolitana e tem o hospital estadual muito grande iniciando sua construção em Cariacica que irá atender essas regiões da metropolitana. Então os gestores do município devem procurar a Secretaria Estadual de Saúde e traçar o modelo que possa viabilizar o funcionamento deste hospital”, afirmou Mameri.

O presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PRB), afirmou que “nós queremos ter a certeza de que o hospital realmente vai poder atender a população. E queremos também que a prefeitura invista na saúde primária contratando médicos, comprando  remédios e melhorando a estrutura das unidades de saúde porque isso é a obrigação do município.”

 

 

Você pode Gostar de:

Senado aprova projeto que reestrutura Previdência dos militares

O plenário do Senado aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei 1.645/2019, que reestrutura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *