Página Inicial / Geral / Vamos falar sobre…Sociedade Líquida com Karina Uchôa colunista do Imprensa Livre

Vamos falar sobre…Sociedade Líquida com Karina Uchôa colunista do Imprensa Livre

Zigmunt Bauman grande filósofo da modernidade desenvolveu uma teoria conhecida mundialmente como sociedade líquida. Mas, você sabe o que significa isso? É a sociedade em que vivemos hoje. Unidos por uma rede de pessoas conectadas pela internet, cada vez mais observamos pessoas unidas virtualmente e separadas em sua convivência real.
Para alguns, algo já considerado normal, para muitos um afastamento do olho no olho, do contato humano, da possibilidade de experimentarmos novos ciclos de amizade.
A situação já chegou tão longe, que hoje pessoas conectam-se umas com as outras e desconectam-se como se estivessem em um aparelho eletrônico. Bloqueiam e desbloqueiam com a mesma facilidade. E isso a cada dia nos afasta mais.
A falta de humanização das relações está levando muitas pessoas a quadros de depressão, por muitos considerados a doença do século. Mas o que podemos fazer para mudarmos essa realidade?
Bauman certa vez uma entrevista que concedeu para o Programa Café Filosófico, relatou os benefícios e malefícios dessas novas formas de relação humana. Como sociólogo, e já tendo visto muitas coisas em sua existência, durante suas quase nove décadas de vida, confessava ter uma certa dificuldade em ver com bons olhos essa recente configuração da sociedade, mas por outro ângulo entendia que faz parte da metamorfose que se chama vida. Vamos valorizar nossa família, nossos amigos, nossos momentos, nossas conquistas, nossas perdas, nossos aprendizados, de preferência mais no mundo real do que no mundo virtual.

Se por acaso ainda não fez isso hoje, não perca tempo. Procure alguém com quem não fala a muito tempo, mas faz diferença na sua vida, ou abrace quem encontrou hoje e pergunte como a pessoa está. Tenha humildade de reconhecer que erra de vez em quando e peça desculpas. Valorize quem valoriza você sem interesse. Não gaste energia com batalhas vencidas, guarde para as que tem chance de ganhar. Seja feliz todos os dias. Sempre…

Karina Uchôa, palestrante especialista em comunicação não violenta, gestão de conflitos, assédio moral e sexual e liderança.  Contato: kari.uchoa@gmail.com

 

Você pode Gostar de:

24/11 AGORA: PF combate furtos de encomendas nos Correios

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (24) nove mandados de busca e apreensão contra suspeitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *