Página Inicial / Defesa do consumidor / Servidores já podem emitir Certidão Negativa Funcional sem sair de casa

Servidores já podem emitir Certidão Negativa Funcional sem sair de casa

Os servidores do Poder Executivo Estadual não precisam mais se deslocar até a Corregedoria-Geral, no Centro de Vitória, para obter a Certidão Negativa Funcional. O documento já pode ser acessado no Portal do Servidor (servidor.es.gov.br), gerando economia de tempo e de recursos de deslocamento para o servidor. 

As certidões atestam se o servidor conta com pendências no seu registro funcional, informando se o requerente é alvo de Processo Administrativo Disciplinar. O documento é necessário, por exemplo, quando o servidor quer dar entrada no pedido de aposentadoria. Só no ano passado, a Corregedoria-Geral emitiu 667 certidões negativas.

O corregedor-geral, Helmut Mutiz D’Auvila, explica que a informatização do procedimento era uma demanda antiga, que foi colocada em prática com o apoio do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest) e da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

Para emitir a certidão é preciso que o requerente acesse o Portal do Servidor com a sua senha individual e clique na opção “certidão e declaração”, no menu vertical localizado à esquerda no site. Em seguida, escolha o botão “Certidão Negativa Funcional”. A certidão emitida tem validade de um mês.

Antes da emissão on-line ser viabilizada, os servidores – mesmo os que moram no interior do Estado – tinham que comparecer à Corregedoria-Geral para obter a certidão. A inserção dos órgãos estaduais no sistema está sendo realizada de forma gradual, à medida em que as informações são disponibilizadas à Corregedoria. 

“A disponibilização de serviços no Portal do Servidor faz parte de uma das etapas do projeto ‘Gestão Estratégica de Pessoas’, cujo objetivo é modernizar a gestão de pessoas no Poder Executivo do Estado. Desde o início da iniciativa, já foram disponibilizados 17 serviços. Os mais recentes, além da certidão negativa funcional, são a certidão negativa de débitos e a declaração de tempo de contribuição pelo INSS”, destacou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

 

Você pode Gostar de:

SAIBA O QUE O GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO ESTÁ FAZENDO PARA AJUDAR OS MUNICÍPIOS AFETADOS PELAS FORTES CHUVAS

Passado um mês do primeiro impacto das fortes chuvas que atingiram os municípios do Espírito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *