Página Inicial / Geral / Referência em trauma, Hospital Estadual de Urgência e Emergência em Vitória avança com nova certificação de qualidade

Referência em trauma, Hospital Estadual de Urgência e Emergência em Vitória avança com nova certificação de qualidade

Nas próximas semanas, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, deve receber oficialmente uma notícia que já vem sendo comemorada por seus colaboradores. A unidade, referência no atendimento em trauma no Espírito Santo, alcançou o segundo nível mais importante de qualidade assistencial concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A ONA é hoje a mais respeitada entidade sem-fins lucrativos que apura com rigorosos padrões o nível de qualidade dos serviços que um hospital oferece para seus públicos.

A informação sobre a homologação da certificação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes), uma das entidades verificadoras credenciadas pela ONA para auditar as unidades de saúde. A ONA classifica as unidades de saúde certificadas em três níveis de qualidade. O HEUE possui o primeiro nível desde 2017 e conquistará a certificação Acreditado Pleno, ou ONA 2, como é popularmente conhecido.

O Instituto esteve no hospital entre os dias 14 e 15 de agosto e avaliou todos os processos que garantem a gestão integrada e a segurança assistencial — como identificação correta do paciente, cirurgia segura e higienização das mãos, entre outras diretrizes.

Desde dezembro de 2015, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência é gerenciado pela Pró-Saúde por meio de um contrato firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo via Secretaria da Saúde.

O diretor hospitalar, Paulo Santos, afirmou que o modelo de gestão permite mais agilidade e precisão nas ações para o cumprimento do plano de trabalho. “Essa natureza gerencial desburocratiza os processos. Ou seja, conseguimos superar as dificuldades com mais agilidade e, principalmente, focar no que é mais importante para o paciente”, observou.

A data da solenidade oficial da ONA para a entrega da certificação será definida e divulgada nos próximos dias.

Premiações e reconhecimento

No ano passado, o HEUE conquistou o selo de Hospital Amigo do Meio Ambiente. Neste ano, ficou entre os cinco melhores no segundo ciclo do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O objetivo é auxiliar as instituições a melhorar processos para reduzir a superlotação nas urgências e, e em contrapartida, aperfeiçoar o atendimento prestado.

O HEUE também conquistou, em 2017, o selo “Materiality Disclosures”, concedido pela Global Reporting Initiative (GRI), uma entidade sem fins lucrativos sediada na Holanda, que estimula e reconhece, em escala mundial, a inclusão de práticas sustentáveis em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

A unidade também é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) em defesa de práticas internacionalmente aceitas nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Hospital Estadual de Urgência e Emergência

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), desde dezembro de 2015.

A unidade hospitalar atende nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia, nutrologia.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria, ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que necessitam de reavaliações, serviço de imagem com RX, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de serviço de Urgência e Emergência, que funciona 24 horas.

Os pacientes também podem contar com uma equipe multiprofissional com enfermeiros, técnicos em Enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos clínicos, assistentes sociais, nutricionistas clínicas, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, durante o processo de reabilitação.

Segundo o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), nos primeiros seis meses de 2019, o hospital atingiu o índice de 98% de satisfação.

 

Você pode Gostar de:

ES/Sefaz apreende carreta com quase 20 mil litros de cerveja

Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz) apreenderam, nesse final de semana, quase 20 mil …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *