Página Inicial / Política / Parlamento forte da Câmara Municipal de Guarapari retribui a confiança do cidadão

Parlamento forte da Câmara Municipal de Guarapari retribui a confiança do cidadão

Comprometida em retribuir a confiança do cidadão guarapariense a atual gestão da Câmara Municipal de Guarapari administra a Casa de Leis baseada em três pilares: trabalho, transparência e inovação.

Trabalho:

No biênio 2019/2020, os vereadores trabalham incansavelmente. A prova disto é que até agosto os parlamentares realizaram 35 sessões ordinárias e oito extraordinárias em que foram analisadas 678 proposições, sendo que 562 foram aprovadas. São mais de 80% de aprovação. Tudo isso é resultado de um trabalho realizado com mais diálogo entre os vereadores.

Transparência:

A atual gestão da Câmara Municipal de Guarapari procura dar o máximo de transparência de seus atos para a população. Por isto, o site oficial da Casa de Leis e o Portal da Transparência foram totalmente reformulados. Também foi criado o Portal da Controladoria e as ações do Legislativo também são disponibilizadas nas redes sociais da Câmara. Tudo isso para facilitar o acesso a informação.

Inovação:

O corpo técnico da Câmara está sempre criando novos mecanismos para facilitar o acesso à informação e aproximar o Legislativo da população. Alguns exemplos são o programa de estágio com a inclusão de vagas para pessoas com deficiência, a nova estrutura do anexo, o ticket alimentação para os servidores, o Informe Legislativo, as transmissões ao vivo das sessões pelas redes sociais, as entrevistas no quadro Destaque Legislativo, a reformulação do site oficial e a virtualização dos processos legislativos e administrativos. As novidades mais recentes implantadas por esta gestão são a Carta de Serviços ao Cidadão, o Diário Oficial Legislativo Municipal e o aplicativo “Câmara na Palma da Mão”, que vai possibilitar o acesso aos trabalhos do Legislativo pelo celular com apenas três cliques.

 Geradores elétricos nas unidades de saúde

Na sessão de quinta-feira 17 de outubro, os vereadores rejeitaram 11 vetos do Executivo à Projetos de Leis (PL’s) de autoria dos parlamentares. Entre eles, está o PL nº 095/2019, que autoriza o município a instalar geradores elétricos nas unidades de saúde.

O presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PRB), explicou que projetos são importantes e por isso, não deveriam ser vetados.O autor do projeto é o presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PRB), que explicou “nós entendemos que os 11 projetos são importantes para o município e por isso, derrubamos os vetos do prefeito. O meu projeto, por exemplo, vai garantir o atendimento da população nas unidades de saúde e a conservação das vacinas mesmo quando faltar energia, por isso, não poderia ser mantido o veto.”

Câmara na Palma da Mão

A Câmara Municipal de Guarapari criou mais uma ferramenta que vai facilitar o acesso dos cidadãos à informação. É o aplicativo Câmara na Palma da Mão.

Com o aplicativo, é possível acessar informações de cunho financeiro como contratos e pagamentos, e os trabalhos do Legislativo como Leis e Moções aprovadas e Projetos de Leis e indicações que estão tramitando. Tudo isso com apenas três cliques.

Para o presidente da Câmara, vereador Enis Gordin, o aplicativo vai dar mais transparência aos trabalhos do Legislativo.O presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PRB), explicou que o objetivo é dar mais transparência. “Somos a segunda Câmara mais transparente do Estado e queremos ser a primeira. E esse aplicativo veio justamente para facilitar o acesso da população às informações do Legislativo. Ele é fácil de usar e como pode ser baixado no celular e tablet a pessoa pode fazer a consulta que desejar em qualquer lugar”, disse Enis.

O aplicativo está disponível para Android e IOS e pode ser baixado através do ícone “Câmara na Palma da Mão” na página inicial do site oficial da Casa de Leis.

Liberação de quase R$ 795 mil para APAE, Pestalozzi e Recanto dos Idosos

A Câmara Municipal de Guarapari aprovou quatro Projetos de Leis (PL’s) que autorizam o município a firmar convênios com a APAE, a Associação Pestalozzi e o Recanto dos Idosos. A votação foi realizada na 9ª sessão extraordinária, nesta quinta-feira, e somados os convênios liberam cerca de R$ 975 mil para as entidades.

O presidente da Câmara, vereador Enis Gordin (PRB), afirmou que “essas entidades fazem um trabalho exemplar no município e nós gostaríamos que elas recebessem até mais. Mas, acredito que essas quantias vão contribuir para que elas possam continuar ajudando nossa população.”

A assistente Social do Recanto dos Idosos, Maria das Dores Pimentel Almeida relatou que a instituição tem capacidade para 60 idosos e atende 55. Ela explicou a importância do convênio para a instituição. “A aprovação do projeto é de extrema importância para nós porque sem esse recurso o Recanto não teria condições de sobreviver”.

O representante da Pestalozzi, Clayston Marssartier revelou que a entidade atende 852 pessoas com deficiência em Guarapari e municípios da região Metropolitana. “Essa ajuda representa um importante meio para que a gente possa continuar defendendo os direitos da pessoa com deficiência. Então essa quantia veio em uma hora boa e vai ser utilizada para que a gente possa continuar prestando um serviço de excelência como a gente faz há 32 anos”.

 

Você pode Gostar de:

Câmara aprova pacote anticrime; texto vai ao Senado

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (4) o  projeto de lei do pacote anticrime …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *