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JAIR VAILLAN LIMA FALA SOBRE SEDENTARISMO

Sedentarismo

Deixar de lado o sedentarismo não é fácil. Para muitas pessoas, isso pode significar uma mudança significativa em suas vidas.
O primeiro passo é se motivar. Faça algo que proporcione ânimo para começar. Logo vem a mente caminhar, mas não é só a caminhada que podemos usar para sair do sedentarismo. Podemos experimentar várias atividades e esportes antes de escolhermos aquela que mais nos identificamos. É importante dar esse “start”. Uma vez animado, será mais fácil obter sucesso nos objetivos.

Principais passos para sair do sedentarismo

Antes de começar, primeiro cheque com seu médico se você pode realizar alguma atividade que não gere riscos a você e qual se encaixa melhor ao seu perfil. Ao invés de ajudar, exercícios de alto impacto podem acarretar sérios problemas para a sua saúdecomo ataques cardíacos, caso você tenha um coração comprometido. Após realizar um check-up, escolha algum esporte ou atividade que utilize movimentos contínuos como corrida, ciclismo, natação, patinação, remo ou dança – e claro, que seja divertido para você. Vale a pena experimentar exercícios em casa, como dançar. Coloque uma música bacana e comece a se mexer no ritmo da música. Exercícios em casa com o auxílio de cadeiras e com o próprio peso corporal trarão muitos resultados.
Durante os primeiros dias ou semanas você deve se exercitar apenas por alguns minutos. Inicie de forma lenta até que seus músculos se sintam cansados e então pare. Caso se sinta muito estafado no dia seguinte, retome a atividade apenas no próximo. Aumente a duração do treino gradualmente até que possa realizá-lo de forma tranquila durante 30 minutos por dia sem sentir dor. Quando isso acontecer, você já estará pronto para praticar exercícios que exijam mais do seu corpo. Tente aumentar a intensidade uma vez por semana. Inicie em ritmo lento para aquecer e depois vá aumentando até que sua respiração fique ofegante. Quando isso acontecer, diminua o ritmo. Marque de 30 segundos a um minuto para se recuperar, dependendo do nível de cansaço e retome lentamente. Repita a atividade durante um minuto e pare quando se sentir exausto. Tente praticá-la de duas a três vezes por semana em ritmo intenso e, quando se sentir bem, aumente a frequência para mais dias, sem se esquecer do descanso.

 

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