Página Inicial / Política / HOSPITAL INFANTIL DE VILA VELHA-ES RECEBE VISITA DE REFERÊNCIA EM CARDIOLOGIA NO BRASIL

HOSPITAL INFANTIL DE VILA VELHA-ES RECEBE VISITA DE REFERÊNCIA EM CARDIOLOGIA NO BRASIL

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, recebeu, na segunda-feira (17), uma equipe do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, referência em cardiologia no país. A ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, no projeto intitulado “Diagnóstico Situacional dos Serviços de Cirurgia Cardíaca Pediátrica, Habilitados no Sistema Único de Saúde no Território Nacional”.

Na abertura, a diretora técnica pediatra do Himaba, Patricia Helena, ressaltou sobre a importância do envolvimento da equipe com este projeto. “O Himaba é hoje uma referência no atendimento cardíaco pediátrico totalmente SUS e espera se tornar também uma referência nacional” reforçou.

A fim de traçar um panorama da cirurgia cardíaca pediátrica em todo o país, desde abril o Hcor está visita centros que realizam o serviço pelo SUS. No Espírito Santo, referência em cirurgia cardíaca, o Hospital Infantil de Vila Velha não ficou de fora. No Himaba, a equipe conheceu setores como Centro Cirúrgico, UTI, Enfermaria e Ambulatório e se reuniu com a equipe multidisciplinar que dá assistência aos cardiopatas.

“Diariamente recebemos um feedback muito positivo sobre o serviço que estamos desenvolvendo e que só faz crescer, tanto em números quanto na complexidade dos procedimentos”, destacou Karla Loureiro Loss, coordenadora do Serviço de Cardiopediatria do Himaba. Em 2018 foram realizadas 109 cirurgias cardíacas, mais de 1.676 consultas com cardiopediatras. Em 2019, até junho, 59 cirurgias cardíacas já foram realizadas.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde desde outubro de 2017.

Desde que o IGH assumiu a gestão, o Himaba conta com um Pronto Socorro 24h sete dias por semana, além de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos clínicos, assistentes sociais, nutricionistas clínicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Fonte/Foto: Assessoria de Comunicação da Sesa

Você pode Gostar de:

TRANSPORTE COLETIVO EM GUARAPARI: Presidente da Câmara quer proteção e condição para os usuários, motoristas e cobradores

Apesar de boa parte da população ter aderido o isolamento social recomendado pelas autoridades de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *