Página Inicial / Assitência Social / Himaba/ES é selecionado para participar de projeto do Ministério da Saúde

Himaba/ES é selecionado para participar de projeto do Ministério da Saúde

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, está entre as instituições de saúde de todo o Brasil selecionadas pelo Ministério da Saúde para participar do projeto “Lean nas Emergências”. A iniciativa tem como finalidade promover melhorias no atendimento hospitalar de urgências e emergências da população que utiliza o sistema público de saúde.

O “Lean” trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado. Na tradução livre, “Lean”, em português, quer dizer “enxuto”. Com o projeto “Lean” nas emergências, é possível reduzir a burocracia, retrabalho, etapas desnecessárias e gastos excessivos e, com isso, aumentar o acesso, promover agilidade, satisfação, eficiência e controle de riscos.

Na última semana, profissionais da área assistencial do Himaba estiveram em São Paulo, com a equipe do Hospital Sírio-Libanês, parceiro do Ministério da Saúde no projeto, para participar da capacitação em Gestão Avançada em Serviço de Urgência. Já na próxima semana, consultores do Sírio-Libanês estarão no Himaba para dar início à implantação do projeto. A fase de acompanhamento in loco dura, em média, seis meses. Após esse período, a equipe controla os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção das melhorias introduzidas.

A coordenadora médica do Núcleo de Segurança do Paciente Beatriz Junqueira comentou sobre a participação do Himaba. “Estamos muito felizes com a nossa participação no projeto. A metodologia “Lean” busca agilizar o atendimento no pronto-socorro, tornando o trabalho mais integrado entre os profissionais e os setores. Consequentemente, quem ganha com isso é o nosso paciente e a população”, afirmou a coordenadora.

O Himaba

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, é administrado desde o dia 6 de novembro de 2019, pelo Instituto Gnosis, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria da Saúde (Sesa).

 

 

Você pode Gostar de:

SAIBA O QUE O GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO ESTÁ FAZENDO PARA AJUDAR OS MUNICÍPIOS AFETADOS PELAS FORTES CHUVAS

Passado um mês do primeiro impacto das fortes chuvas que atingiram os municípios do Espírito …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *