Página Inicial / Assitência Social / Governo-ES libera primeira etapa do pagamento do Cartão Reconstrução ES 2020

Governo-ES libera primeira etapa do pagamento do Cartão Reconstrução ES 2020

O Governo do Estado iniciou, nesta quarta-feira (22), a primeira etapa de liberação do auxílio financeiro para as famílias atingidas pelas chuvas de janeiro, cadastradas pelos municípios. O benefício será concedido em parcela única, por meio do Banestes, no valor de R$ 3 mil. A lista de beneficiários pode ser consultada no site da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), no link www.setades.es.gov.br.

 

Segundo a secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, o recurso é para compras de material de construção e reforma, eletrodomésticos, além de compras de móveis ou outro bem ou mercadoria danificados pelas chuvas. “O Cartão funcionará apenas na função de débito. Vale ressaltar que o benefício é uma ação do Governo do Estado e trata-se de uma doação. Não é empréstimo”, explicou a secretária.

 

Os beneficiários terão seis meses, a contar da data de retirada do cartão na agência do Banestes, para utilizar o valor liberado. O cartão poderá ser retirado em um ano na agência bancária. Os valores não utilizados serão devolvidos ao Governo do Estado após esses prazos.

 

Quem ainda não se cadastrou para o Cartão Reconstrução e não está no Cadastro Único do Governo Federal, pode se inscrever no CadÚnico até o dia 06 de maio e requerer o auxílio no município até o dia 1º de julho.

 

“É importante procurar o Cras mais próximo de sua residência para saber onde é feito o cadastro. Além disso, as famílias devem procurar a Defesa Civil Municipal para obter o documento comprovando que o imóvel em que reside (ou residia em janeiro de 2020) foi atingido pelas enxurradas”, afirmou a secretária.

 

As famílias já cadastradas que não estão contempladas nessa primeira etapa de pagamento serão atendidas nas próximas etapas, que serão divulgadas no site da Setades, posteriormente. As famílias não contempladas nesse pagamento não devem procurar as agências bancárias nestes dias.

 

Somente o Responsável Familiar (titular) poderá retirar o cartão da agência bancária. Para retirada do cartão, o titular deverá apresentar um documento de identificação com foto e o CPF.

 

Cartão Reconstrução

 

O Cartão Reconstrução ES 2020 destina-se às famílias atingidas por desastres decorrentes das chuvas que atingiram o Espírito Santo no mês de janeiro de 2020. Estas pessoas são moradoras dos municípios mais afetados: Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Conceição do Castelo, Iúna, Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Domingos Martins Guaçuí, Ibitirama, Irupi, Jerônimo Monteiro, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire e São José do Calçado.

 

 

Você pode Gostar de:

22/10 AGORA: PF prende suspeitos de fraudes contra a Caixa

Policiais federais cumprem hoje (22) oito mandados de prisão temporária contra suspeitos de cometer fraudes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *