Página Inicial / Geral / Governador Renato Casagrande participa de debate com municípios sobre boas práticas em transparência e controle

Governador Renato Casagrande participa de debate com municípios sobre boas práticas em transparência e controle

Os desafios da transparência pública, da gestão e do controle interno estiveram em debate, na tarde da quarta-feira (27), no 8º Congresso Gestão de Cidades. Realizado no Centro de Convenções de Vila Velha, o evento promovido pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) tem como tema “Os desafios dos municípios capixabas”.

O congresso segue até esta quinta-feira (28) e tem como foco quatro eixos temáticos: Tecnologia e Inovação, Governança Municipal, Cidade Para as Pessoas e Finanças Municipais. O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, participou do painel “Controle e Transparência na Gestão Pública Municipal” e apresentou a palestra “Controle como Ferramenta de Governança e Segurança para o Gestor”.

Edmar Camata ressaltou que o Estado é reconhecido pela excelência em transparência pública e combate à corrupção. Ele destacou a importância de compartilhar essas boas práticas com os municípios.

“Ocupamos por quatro anos seguidos o primeiro lugar no ranking nacional da transparência pública e somos o Estado mais efetivo na aplicação da Lei Anticorrupção”, lembrou. O secretário de Controle e Transparência abordou também a importância do controle interno para dar segurança à tomada de decisões por parte do gestor.

O painel teve também a participação do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, que falou sobre “A Regulamentação da Lei Anticorrupção e Resultados na Administração”; do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, com o tema “O Controle Contemporâneo na Era da Governança Pública”; e do secretário-geral de Controle Externo do TCE-ES, Rodrigo Lubiana, que abordou o trabalho do Fórum de Combate à Corrupção no Espírito Santo (Focco), colegiado que ele coordena e do qual a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) é membro.

O objetivo do evento é contribuir para o aprimoramento das administrações municipais, com troca de experiências, informações e conhecimentos para que os gestores elaborem e apliquem estratégias e diretrizes capazes de fomentar e fortalecer o desenvolvimento de suas cidades.  A programação do 8º Gestão das Cidades conta com palestras, cursos, conferências e workshops. 

A participação da Secont continua nesta quinta-feira (28), no painel “O Desafio da Transparência nos Poderes Públicos”, apresentado pelo auditor Fabiano Louzada. O auditor Denis Prates, coordenador de Qualidade e Capacitação, vai abordar o tema “Modelo das Três Linhas de Defesa no Controle”; e o subsecretário de Integridade Governamental e Empresarial, Marcelo Altoé, falará sobre “Aplicação da Lei Anticorrupção – A Experiência do Governo do Espírito Santo”.

 

Você pode Gostar de:

Senado aprova projeto que reestrutura Previdência dos militares

O plenário do Senado aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei 1.645/2019, que reestrutura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *