Página Inicial / Geral / Governador Casagrande autoriza reforma de escolas estaduais de Cariacica

Governador Casagrande autoriza reforma de escolas estaduais de Cariacica

O Governo do Estado autorizou, nesta segunda-feira (22), a reforma de duas unidades escolares da Rede Estadual, localizadas no município de Cariacica. Em solenidade transmitida pelas redes sociais, o governador Renato Casagrande assinou a Ordem de Serviço para o início das intervenções na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mariano Firme de Souza e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Teotônio Brandão Vilela. O valor do investimento é de quase R$ 1,2 milhão nas duas unidades.

Casagrande destacou a importância de investimentos na educação, bem como do vínculo entre a escola e o aluno. “Investimento em escola sempre é muito importante. Não dá para o aluno sair da sua casa e não se sentir bem. A escola tem que ser acolhedora, seja na qualidade dos profissionais e também na estrutura. A escola cria um vínculo com a nossa vida. Foi a primeira atividade suspensa [em decorrência da pandemia] e já temos mais de três meses de aulas paralisadas por conta da interação que há dentro da escola. Por isso criamos o EscoLar, agora também produzindo conteúdo local, para que não se perca o vínculo de aluno, pais, professores e escola”, disse.

O governador também anunciou que o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, se reúne nesta terça-feira com prefeitos para iniciar o planejamento do retorno às aulas presenciais. “Ainda não é possível precisar a data de retorno, mas estamos tocando nossa vida em termos de estrutura”, acrescentou Casagrande.

O secretário da Educação ressaltou que, mesmo neste momento de pandemia, o Governo do Estado tem continuado os investimentos na Educação. “Hoje, a satisfação é muito grande. A comunidade esperava há muito tempo. É um investimento grande para essas duas escolas, superior a R$ 1 milhão. As duas escolas serão renovadas. São duas escolas grandes, com mais de mil alunos, que precisam de reformas. Temos feito investimentos grandes, com objetivo de modernizar, atualizar e criar condições para receber muito bem nossos alunos, profissionais e famílias dos estudantes”, disse Vitor de Angelo.

A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a educação. “Oferecer um espaço adequada aos alunos faz parte deste projeto. Nós sabemos o quão difícil é ofertar uma educação de qualidade em espaços precarizados. Uma escola humanizada e com estrutura adequada impacta diretamente na qualidade de ensino das crianças”, pontuou.

Intervenções

Na EEEFM Mariano Firme de Souza, no bairro Bandeirantes, a intervenção contemplará a reforma geral no bloco 01, bem como substituição da cobertura e recuperação estrutural de pilares danificados. Também será feita a substituição de esquadrias (portas e janelas), instalação de barrado cerâmico, com rodapé e parede em granito, instalação de quadro de avisos, pintura e substituição dos quadros de pincel. O piso dos dois pavimentos do bloco escolar receberá limpeza, polimento e aplicação de resina acrílica impermeabilizante. Sanitários terão suas torneiras e caixas de descarga de sobrepor substituídas, bem como a troca das portas das cabines. A fachada receberá instalação de brise metálico tipo colmeia.

A intervenção elétrica contemplará a instalação de novo padrão de entrada e abrigo, instalação de novos quadros de distribuição nos pavimentos, novos aparelhos elétricos (luminárias, ventiladores e tomadas), em todos os ambientes e iluminação externa.

No bloco 02, será acrescentado novos pontos para aparelhos de ar condicionado na sala de diretoria, sala dos professores e secretaria. No laboratório de informática (Lied) será instalada nova infraestrutura de rede de lógica.

Na EEEFM Teotônio Brandão Vilela, no bairro Nova Rosa da Penha, será realizada a obra de manutenção do piso tipo granilite do pavimento térreo, execução de nova caixa de gordura, manutenção das caixas de esgoto, limpeza da fossa/filtro e interligação na rede de água pluvial, além de substituição do guarda-corpo nas escadas e circulação do segundo pavimento, manutenção e complementação de equipamentos de prevenção e combate ao incêndio.

Será feita também a substituição da plataforma elevatória, pintura do portão da casa de gás, do pátio interno e circulação do térreo. Serão instaladas novas redes elétricas e substituição pontual de aparelhos elétricos/luminárias.

Também participaram da solenidade virtual, o subsecretário de Estado de Suporte à Educação Aurélio Meneguelli, a superintendente Regional de Educação de Cariacica, Carolina Júlia; os diretores das duas unidades, Leonardo Faccini Bringer e Josemaria Soares do Nascimento Oliveira; além do prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho; deputados estaduais; vereadores do município e demais lideranças.

Foto:Rodrigo Araujo/Governo-ES

 

Você pode Gostar de:

HOJE (06):Governo amplia vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara,confira

O governo republicou hoje (6), no Diário Oficial da União, dois artigos da lei sancionada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *