Página Inicial / Geral / ES: Programa internacional para melhorar saúde de mulheres e crianças

ES: Programa internacional para melhorar saúde de mulheres e crianças

Pesquisas que envolvam a análise de dados para melhoria da saúde das mulheres e das crianças podem receber apoio do programa internacional Grand Challenges Explorations (GCE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). As inscrições para a chamada pública terminam no dia 28 de setembro.

Por meio da parceria entre a Fundação Bill & Melinda Gates, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Governo Federal, serão repassados até R$ 550 mil às propostas selecionadas. Além disso, um projeto realizado no Espírito Santo receberá mais R$ 137,5 mil da Fapes.

O programa selecionará propostas inovadoras que utilizem análises de bancos de dados e técnicas de machine learning para entender os principais fatores que impactam a saúde materno-infantil, a saúde das mulheres e a saúde das crianças no Brasil e propor soluções nessas áreas.

Além disso, a chamada incentiva o envio de propostas que considerem os impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) na saúde desses grupos.

Acesso a bancos de dados

Quem participar da chamada pública do Grand Challenges Explorations terá acesso aos bancos de dados vinculados ao Ministério da Saúde (DATASUS) e à Fundação Osvaldo Cruz, por meio da Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde (PCDaS/FIOCRUZ) e ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (CIDACS/FIOCRUZ).

O CIDACS disponibilizará aos pesquisadores datasets da Coorte de 100 milhões de brasileiros que têm dados entre 2006 e 2018 oriundos do Cadastro Único (CadUnico), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC), do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do programa Bolsa Família e do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Acesse mais detalhes sobre os dados disponíveis nas três plataformas.

Inscrições

O recebimento de propostas para a chamada do GCE segue até o dia 28 de setembro. Os projetos devem ser encaminhados, em português e inglês, ao CNPq através do Formulário de Propostas on-line disponível na Plataforma Carlos Chagas. Para enviar seu projeto, o proponente deve ter vínculo formal com a instituição de pesquisa brasileira, a qual precisa estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq.

Grand Challenges Explorantions

A chamada pública do Programa Grand Challenges Explorations (GCE) é resultado da parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Bill & Melinda Gates e o (Confap).

Este é o segundo edital lançado pelo programa e é voltado exclusivamente para projetos no Brasil sobre o tema “Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil”.

SERVIÇO:
Chamada do Programa Grand Challenges Explorations
– Tema: Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil
– Diretrizes da Fapes
– Informações de envio de projetos
Submissão de propostas até 28 de setembro

 

Você pode Gostar de:

23/11 CASAGRANDE: se reúne com governadores de GO e MG em defesa do Corredor Centro-Leste

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, se reúne nesta segunda-feira (23) com os governadores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *