Página Inicial / Educação / ES: Aulas presenciais nas escolas da Rede Pública Estadual retornam hoje (13)

ES: Aulas presenciais nas escolas da Rede Pública Estadual retornam hoje (13)

As aulas presenciais das escolas da Rede Estadual retornaram nesta terça-feira (13), seguindo todo o protocolo que a Portaria Conjunta Sesa/Sedu traz, como uso de álcool em gel, uso de máscaras, aferição de temperatura, sinalização de distanciamento dentro das escolas, organização dentro das salas de aulas com nova disposição das carteiras, dentre outras medidas. As aulas retornam por etapa, começando pelo Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional, seguido pelo Fundamental 2 e, por último, Fundamental 1, com intervalo de 15 dias entre uma etapa e outra, após a data de retorno de cada etapa, em regime de revezamento.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, visitou, na manhã desta terça-feira, três unidades de Ensino na Região Metropolitana, para conversar com alunos e professores. Ele esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Alfredo Pedro Rabayolli, em Vitória; e nas escolas de Cariacica EEEFM Ary Parreiras e EEEFM Hunney Everest Piovesan.

“Estamos preparados para receber nossos alunos. Neste primeiro momento, 314 escolas da Rede Estadual estão habilitadas a retornarem com as aulas presenciais, incluindo escolas de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Com base nos Termos de Manifestação de Interesse, assinado pelos pais, estima-se que cerca de 25% dos alunos retornaram, nesta terça-feira (13), para as aulas presenciais”,  afirmou o secretário.

Coube às famílias fazer a escolha quanto à presença ou não de seus filhos na escola. Uma das estudantes que optou em retornar foi Edjane Moreira Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Ary Parreiras. “Eu decidi voltar porque eu vi que a escola está muito bem organizada, com o fornecimento de máscaras e todas as demais medidas em combate ao vírus. Em casa é um pouco mais difícil de focar nos estudos e aqui eu consigo aprender mais”, disse a aluna. 

Medidas sanitárias

Com investimento superior a R$ 12 milhões, o Governo do Estado sinalizou os ambientes escolares e colocou à disposição de alunos e profissionais o material de higiene necessário, como álcool em gel, sabonetes, máscaras e equipamentos para uso de álcool em gel. O retorno das aulas presenciais também conta com monitoramento rigoroso das medidas sanitárias adotadas.

Outra medida adotada é a realização do inquérito sorológico com profissionais e alunos da Rede. Serão coletadas pela Secretaria da Saúde (Sesa) amostras da comunidade escolar capixaba durante o inquérito. Também será realizado o Censo Sorológico, em que serão convidados todos os trabalhadores da Rede Estadual de Educação para trazer um mapeamento de 100% dos profissionais. Na escola, alunos e profissionais terão a temperatura aferida todos os dias na entrada para as aulas presenciais. 

Continuidade das atividades remotas

O Programa EscoLAR seguirá complementando as aulas presenciais e preenchendo o tempo da semana em que não terá aula presencial, com aulas remotas. As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) permitiram os estudos de forma remota, por meio da transmissão de conteúdos em TV aberta, da utilização da plataforma Google Sala de Aula e do aplicativo do programa cujo acesso contou com o pacote de dados fornecido pelo Governo do Estado.

 

Você pode Gostar de:

20/10 AGORA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA: PF cumpre 77ª Fase da Operação Lava Jato

Curitiba/PR – A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20/10), em ação conjunta com o Ministério …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *