Página Inicial / Geral / Detran|ES e PM investem na formação de servidores para intensificar fiscalização de trânsito no interior

Detran|ES e PM investem na formação de servidores para intensificar fiscalização de trânsito no interior

A população capixaba passará a contar, a partir desta quarta-feira (23), com os serviços dos agentes de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), que foram aprovados em curso de formação e poderão autuar infrações em blitze integradas e fiscalizar empresas credenciadas ao Órgão. A formatura da primeira turma, com 20 agentes, foi realizada na Sede do Detran|ES, em Vitória. Estiveram presentes o diretor geral do Órgão, Givaldo Vieira; o secretário de Segurança Pública Roberto Sá e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça.

Os representantes do Governo do Espírito Santo também anunciaram medidas para intensificar a fiscalização de trânsito em todo o Estado, dentre elas a autorização para as Guardas Municipais fazerem registros de ocorrência de acidentes sem vítimas, o que permite ao Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) empregar mais policiais em blitze. Além disso, a Polícia Militar ofertará curso de capacitação para 160 policiais lotados em Batalhões do interior do Estado com novos métodos e técnicas para realização das operações policias de trânsito, tanto na montagem quanto na dinâmica de trabalho.

“Temos agora uma força a mais para colaborar na fiscalização da rede credenciada ao Detran|ES e das infrações de trânsito, principalmente nas operações integradas do programa Força pela Vida. Também articulamos junto com a Polícia Militar e com as Guardas Municipais o novo formato para atendimento de acidentes de trânsito sem vítimas e o curso de capacitação para policias que atuam no interior. Todas essas ações com foco na intensificação da fiscalização de trânsito para reduzirmos o número de vidas perdidas nas vias”, afirmou o diretor geral do Detran|ES.

Givaldo Vieira também apresentou o relatório de vítimas fatais de trânsito do mês de setembro, feito pelo Observatório de Segurança Pública do Estado (https://sesp.es.gov.br/Media/sesp/Estat%C3%ADstica/PDF_V%C3%ADtimas%20Fatais%20de%20Transito_Setembro%202019%20(2).pdf), que demonstra uma tendência de queda nas mortes no trânsito desde junho deste ano, quando comparado aos mesmos meses de 2018. “Planejamos junto às instituições que compõem o Força pela Vida intensificar as ações de fiscalização de trânsito nos próximos meses, principalmente com foco em motocicletas e na Lei Seca, e nas regiões em que a incidência de mortes está alta de acordo com as estatísticas, a exemplo da Serrana e Sul, cortadas por rodovias federais”, explicou o diretor.

A formação dos agentes foi oferecida entre os meses de agosto e outubro de 2019, pela Escola de Serviço Público do Estado (Esesp) e é exclusiva para servidores efetivos do Detran|ES, com duração de 230 horas.

Mais policiais e capacitação para blitze no interior

Os registros de acidentes de trânsito sem vítimas, que até então era realizados exclusivamente pela Polícia Militar, poderão, a partir de agora, ser realizados pelas Guardas Municipais nas cidades onde o trânsito não é municipalizado. Os agentes das Guardas terão autonomia para lavrar os registros no sistema eletrônico da Secretaria de Segurança Pública, o Batalhão Online, a partir da autorização formalizada pelo Detran|ES. A medida permitirá que a desobstrução das vias ocorra de modo mais rápido e dotará o BPTran de mais policias disponíveis para participar de blitze de trânsito.

“O atendimento de acidentes sem vítimas vai liberar os policias do Batalhão de Trânsito para fazer prevenção a partir do policiamento ostensivo, o que se torna fundamental levando em conta a defasagem do efetivo. O curso de capacitação vai lançar mão de doutrina para a preservação de vidas. Hoje, sabemos os lugares e os dias da semana que estão ocorrendo mais mortes no trânsito. Temos que ir onde o caminho está mais alto, a partir de informação e de estatísticas, e trabalharmos firmemente para a redução de acidentes de trânsito”, salientou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá.

Com o objetivo de ofertar aos policiais militares lotados no interior do Estado mais conhecimento para a montagem de operações de trânsito, técnicas modernas e eficazes de abordagem e fiscalização, atuação em conformidade para diversos segmentos de fiscalização, como Lei Seca e Transporte Clandestino, e atualizar e unificar conceitos de fiscalização e policiamento, a Polícia Militar ofertará curso de capacitação para cerca e 160 policias que atuam nas regiões Norte, Noroeste, Sul e Serrana.

“O curso de capacitação dotará os policiais de conhecimentos essenciais para que haja fiscalização de trânsito de qualidade nos locais mais remotos do Espírito Santo. Juntos, nós queremos uma segurança viária melhor”, disse o comandante-geral da polícia Militar, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça.

Estiveram presentes no evento o diretor de Habilitação, Veículos e Fiscalização Marcus Perozini e diretor técnico do Detran|ES George Pereira; o comandante do BPTran tenente-coronel Glariston Fonseca; o comandante de Polícia Extensiva Especializada da Polícia Militar, tenente coronel Daltro Ferrari; a diretora técnica da Esesp Maria do Socorro Marques; o delegado de Delitos de Trânsito Maurício Gonçalves; o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Harlen da Silva; além de representantes das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Guarapari, Linhares, da Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e do Sindirochas.

 

Você pode Gostar de:

Senado aprova projeto que reestrutura Previdência dos militares

O plenário do Senado aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei 1.645/2019, que reestrutura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *