Página Inicial / Geral / Casagrande dá início a nova etapa do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde

Casagrande dá início a nova etapa do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde

Na manhã desta segunda-feira (06), o governador do Estado, Renato Casagrande, e o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, anunciaram o início de mais uma etapa do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica APS). O anúncio foi transmitido pelas redes sociais do governador, que também aproveitou a oportunidade para dar as boas-vindas aos 362 profissionais médicos, enfermeiros e dentistas que irão iniciar o ciclo de formação profissional em Saúde da Família e Comunidade de três anos nos municípios capixabas.

O Programa Qualifica APS tem como objetivo ampliar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde com foco na Estratégia de Saúde da Família e efetivar a Política de Educação Permanente em Saúde por meio da integração ensino-serviço, proporcionando a formação de profissionais de saúde para atuação no Sistema Único de Saúde.

Casagrande explicou que o programa funciona em parceria com os municípios, promovendo a qualificação dos profissionais para realização de atendimentos na atenção básica em todo Estado.

“Para que a gente possa lançar uma nova etapa de formação de profissionais da área de saúde, profissionais especializados em Saúde da Família e Comunidade através do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), nós mantemos uma parceria forte com os municípios. Os municípios pagam uma bolsa a esses profissionais médicos, enfermeiros e dentistas, e nós remuneramos o instrutor. Isso dá um resultado muito bom, pois a gente forma profissionais para a atenção primária, com capacidade para resolver as coisas lá na unidade de saúde, lá na base”, destacou o governador.

Casagrande ainda frisou que neste momento de crise relacionada ao coronavírus, esse reforço é fundamental para organizar todo atendimento na saúde e salvar vidas.

Já o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que o início do segundo ciclo do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde vai melhorar a resolutividade nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) na atenção básica. Ele destacou que nesta segunda etapa serão fortalecidas equipes que estavam sem profissionais para a realização dos atendimentos.

“Nesse segundo ciclo, nosso governo tem iniciado, com os municípios, uma expansão mais significativa de mais equipes de Saúde da Família e Comunidade. São equipes que estavam vazias, sem profissionais, e que agora terão esses profissionais vivendo três anos de formação em serviço, para saírem, ao final desse processo, com a qualificação, as competências desenvolvidas e serem profissionais mais resolutivos”, disse.

Os profissionais acolhidos nesta segunda-feira (06) iniciam suas atividades na próxima quarta-feira (08). Ao todo são 153 médicos, 148 enfermeiros e 61 dentistas acolhidos.

No primeiro ciclo, 409 profissionais foram selecionados e já estão em processo de formação. A capacitação busca aumentar a resolutividade dos atendimentos ainda nas unidades básicas de saúde. 

 

 

Você pode Gostar de:

LANÇADA HOJE (02) : Entidades articulam maior geração de energia a partir de resíduos

Uma frente formada por quatro associações setoriais será lançada hoje (2) para buscar soluções destinadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *