Página Inicial / Geral / BOA SAÚDE: Conheça o azeite de oliva extra virgem e os benefícios

BOA SAÚDE: Conheça o azeite de oliva extra virgem e os benefícios

O azeite era utilizado para dor e cura de feridas, sendo muito utilizado em guerras. Ao longo dos anos suas atribuições para a saúde foram ficando ainda mais claras conforme o avanço dos estudos. Com propriedades antioxidantes e reconhecido como uma gordura boa para a saúde humana, o azeite de oliva extra virgem está entre os alimentos indispensáveis para quem busca um estilo de vida saudável e mais qualidade de vida.  

 

Confira os principais benefícios:

Diabetes Tipo 2: Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine revelou que uma dieta rica em azeite de oliva extra virgem, grãos integrais, peixes, frutas e vegetais é muito importante na prevenção da diabetes Tipo 2. O azeite de oliva tem papel fundamental já que ele rico em gorduras monoinsaturadas.

 

Obesidade: Devido o alto teor de nutrientes, o azeite de oliva extra virgem ajuda na prevenção da obesidade, já que a presença de ácidos graxos monoinsaturados aumentam a sensação de saciedade.

 

Saúde do coração: Rico em gorduras monoinsaturadas, o consumo do azeite de oliva extra virgem é capaz de reduzir o colesterol no sangue e prevenir outras doenças cardiovasculares. Estudos indicam que o consumo de 25 mililitros de azeite extra virgem por dia, apresentam menor oxidação do colesterol LDL e elevados níveis de compostos antioxidantes no sangue.

 

Pressão sanguínea: as gorduras saudáveis do azeite de oliva extra virgem ajudam a reduzir a pressão arterial diastólica e sistólica. Três colheres diárias são suficientes para diminuir os níveis altos de pressão arterial.

 

Ossos saudáveis: o azeite de oliva extra virgem ajuda na prevenção da osteoporose já que o alimento é rico em vitamina D, essencial na fixação do cálcio nos ossos. O azeite contém ainda a oleuropeína, uma substância anti-inflamatória que tem os mesmos efeitos do cálcio.

 

Pele: além de hidratar, o azeite de oliva extra virgem é capaz de revitalizar os tecidos da pele, retardando o envelhecimento e o aparecimento de rugas. Isso porque, o azeite de oliva contém ácidos graxos, ômega 3, vitamina E e aminoácidos essenciais que hidratam as células e ajudam no combate das agressões do ambiente como a poluição. As propriedades anti-inflamatórias também previnem o aparecimento de rugas prematuras, manchas e outras imperfeições.

 

Cabelos danificados: o azeite de oliva extra virgem também minimiza o frizz, o volume, as pontas duplas e ajuda a evitar a queda. Por ter uma composição natural, ele é excelente para revitalizar os fios maltratados pelos produtos químicos pelo seu excelente efeito hidratante.

 

Depressão: estudos indicam que a alimentação está diretamente ligada às emoções. A dieta mediterrânea é a mais indicada já que ela é abastecida por gorduras e antioxidantes presentes no azeite de oliva extra virgem e em alimentos como peixes, cereais integrais, verduras e oleaginosas.

Digestão: por trazer uma sensação de saciedade, o azeite de oliva extra virgem facilita a digestão e a absorção de nutrientes, incluindo importantes vitaminas lipossolúveis.

 

Câncer de Cólon: o azeite de oliva extra virgem é rico em ácidos graxos essenciais, ômega-6 e ômega-3, que ajudam na prevenção do câncer de intestino.

Fonte/Foto: Pesquisa/net

 

Você pode Gostar de:

ES: Hospital Estadual ‘São Lucas’ mantém certificação de qualidade assistencial da ONA 2

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *