Página Inicial / Geral / Ano começa com captação de nove órgãos no Espírito Santo

Ano começa com captação de nove órgãos no Espírito Santo

O início de 2020 foi marcado pela generosidade de duas famílias capixabas que disseram “sim” para a doação de órgãos de seus entes queridos. No segundo dia do ano, a Central de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) recebeu três notificações de protocolos de morte encefálica e, posteriormente, duas famílias autorizaram a doação dos órgãos.

Com essa decisão foi possível realizar a captação de um coração, dois fígados, duas córneas e quatro rins. O procedimento de captação desses órgãos aconteceu nos hospitais estaduais Jayme Santos Neves, na Serra, e Urgência e Emergência, em Vitória.

A generosidade dessas famílias capixabas proporcionou o significado de um recomeço na vida de quem aguardava por um transplante: o coração, dois rins e um fígado foram transplantados em receptores capixabas. Além disso, o gesto também beneficiou receptores dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, que aguardavam transplantes de fígado e rim.

Segundo a coordenadora da CET-ES, Maria Machado, “o papel da família é essencial para o processo de doação. Por isso, a expectativa para 2020 é de conscientizar a população e os profissionais de saúde, em todas as etapas desse processo, a fim de reduzir o número de recusas familiares e proporcionar a reabilitação dos receptores que aguardam por um transplante.

Atualmente, na fila espera pela doação de órgãos para o transplante no Espírito Santo estão 920 pessoas para rim, 269 para córnea, 32 para fígado e sete para coração.

Como ser doador de órgãos

Todas as pessoas podem ser doadoras de órgãos. Para isso, basta ter condições clínicas de saúde. No Brasil, a legislação não obriga que se realize uma declaração documental ou insira em documentos de identidade a informação de que se deseja ser doador de órgãos. Basta conversar com seus familiares e informá-los sobre o desejo de ser doador de órgão.

Você pode Gostar de:

Militares da 10ª Companhia Independente apreendem armas em operação na zona rural de Alfredo Chaves

Em uma operação integrada, militares da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar e a equipe …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *