Página Inicial / Geral / ANCHIETA: NOTÍCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL, CONFIRA

ANCHIETA: NOTÍCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL, CONFIRA

Covid 19: Cleber Pombo pede intensificação da fiscalização em bares

Em sessão ordinária realizada de forma virtual, o presidente da Câmara, vereador Cleber Pombo fez indicação ao Prefeito Municipal, Fabrício Petri, que preocupado com a redução dos índices de contaminação pelo COVID-19 no município, determine a Guarda Municipal que realize rondas durante os finais de semana nas praças das comunidades e em espaços públicos.

 

O vereador também solicitou que o prefeito determine a ampliação da fiscalização de bares, comércios e similares no período noturno em nossa Sede e adjacências. “Saliento, a importância da ampliação da fiscalização, não apenas na sede do município, mas também nas comunidades adjacentes”, explicou Cleber.

 

A medida é necessária, considerando que vários locais, é possível verificar um grande agrupamento de pessoas que não estão utilizando máscaras, não fazendo o isolamento e, ainda, não mantém o distanciamento social mínimo permitido.

Renato propõe Sistema Municipal de Cultura e Auxílio a Artistas de Anchieta

 

vereador de Anchieta Renato Lorencini

O vereador de Anchieta Renato Lorencini (PSB) indicou à Prefeitura a criação de um Sistema Municipal de Cultura para ser um instrumento na implementação de políticas de promoção da Cultura no município.

“Após os inúmeros avanços ocorridos nos últimos anos no campo da cultura e da gestão cultural em nosso país, os desafios, que hoje se apresentam devido à pandemia de Coronavírus, nos exigem a utilização de instrumentos mais eficazes para a sobrevivência da atividade cultural no município de Anchieta”, disse o vereador Renato Lorencini.

 

O vereador frisa que para isso, somente estruturas de gestão pública orientadas pelo planejamento e a participação da sociedade civil podem apresentar soluções reais para este desafio. “Entre elas, a elaboração de um Plano Municipal de Cultural, bem como a constituição de um Conselho Municipal de Política Cultural e de um Fundo Municipal de Financiamento à Cultura são fundamentais”, disse Lorencini.

Auxílio ao Setor Cultural na Pandemia

 

O vereador sugeriu também, via indicação, a criação de um auxílio emergencial aos profissionais da área cultural enquanto durar o período de recomendação de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19.

 

Segundo dados do IBGE (2018), cerca de 5,7% da população de Anchieta poderia estar trabalhando, direta ou indiretamente, no setor da Cultura até o início da quarentena da Covid 19. “Contudo, com a aplicação das medidas de isolamento, esse contingente de profissionais ficou impedido de desenvolver suas atividades. Indico que seja utilizado o orçamento previsto para a realização de shows e eventos no ano de 2020 como fonte de financiamento para este auxílio”, finalizou o vereador.

 

Tássio Brunoro pede ajuda para instalação de refinaria em Anchieta

 

Em sessão ordinária realizada de forma virtual, o vereador Tássio Brunoro fez Indicação ao Secretário de Estado de Desenvolvimento do  Espírito  Santo,  Marcos Kneip Navarro e ao  subsecretário  de  Atração de  Investimentos  e  Negócios  Internacionais, Gabriel  Feitosa,  para  que articulem  junto  ao Município   de   Anchieta a   implantação   da refinaria e fábrica de lubrificantes e asfalto na cidade.

 

O  Governo  do  Estado,  via  Secretaria  Estadual  de  Desenvolvimento, noticiou  na  última  semana  a  assinatura  de  um  memorando  de  entendimento junto às empresas EnPe Oil Group para a implantação de uma refinaria e uma fábrica de lubrificantes e asfalto no Espírito Santo.Conforme  informações  repercutidas  na  imprensa  estadual, o  local  de implantação  ainda  serão  definidos  no  Estado,  com  previsão  de  início  da construção  para  o  ano  de  2022  e  investimento  na  ordem  de  R$  2  bilhões, (https://www.agazeta.com.br/es/economia/empresas-querem-instalar-refinaria-de-petroleo-e-fabrica-de-asfalto-no-es-0520).

 

Considerando as características logísticas e econômicas, o Município de Anchieta   se   mostra um   lugar adequado para receber investimentos   e empreendimentos tais  como  o  ora  anunciado.  É  de  público  conhecimento  que questões   como   a   área   de   abrangência  da   SUDENE,   por   exemplo,   têm mobilizado os investimentos públicos e privados para o Norte do Estado.

 

 Desta feita  e,  diante  da  oportunidade  posta,  solicito  a  este  importante  órgão  o  apoio para  que  Anchieta  seja  incluído  nas  negociações  com  as referidas  empresas  e  tenha  a  oportunidade  de atualizar questões  legislativas ou  outras  necessárias  à  atração  deste  importante  investimento que  irá  se efetivar no Estado.

 

Tal  medida  favorecerá  a geração de  emprego  e  renda  para  a  cidade  e também  para  toda  esta  região,  carente  de  investimentos  de  grande  porte privados  ou  estatais.Importante  destacar  que Anchieta já  possui  qualidades que  a  põem  com  alto  grau  de  competitividade,  tanto , que  importantes plantas  estão  instaladas  no  município.  Entretanto, reiteramos  que  com  a oportunidade  de  ser  inserida  no  processo  de  definição do  local  a  serem instalados os empreendimentos, mais condições poderão ser criadas, afirmou o vereador.

 

Tereza Mezadri pede melhorias de estradas

Em sessão ordinária realizada de forma virtual a vereadora Tereza Mezadri fez Indicação  ao  Secretário  de  Infraestrutura,  Leonardo  Abrantes,solicitando que  providencie  o patrolamento na estrada da comunidade de Itajobaia e a manutenção da mesma.

 

O pedido é realizado em nome dos moradores e demais usuários que estão enfrentando diversos problemas, pois as condições de trânsito na estrada está comprometida. O  presente pedido  se justifica  pois com  as fortes chuvas  ocorridas  está tendo muitas  dificuldades  para  transitar.  O  objetivo  da  solicitação  é  para  que  ocorra melhoria   na   estrada da   comunidade   citada,   pois   serviços   de   reparos   e manutenção devem acontecer com mais frequência nas áreas rurais do município, justificou a vereadora.

 

Tereza também solicitou que  providencie a colocação  de  material  na  Rua  das  Camélias,  bem como a  manutenção da  mesma,na  comunidade  de Iriri. “Este  pedido  é  realizado  em  nome  dos  moradores,  pois estão  enfrentando problemas,com  os  diversos  buracos,  dificultando  o trânsito  e  a locomoção de pedestres”, afirmou.

Professor Robinho pede informações à secretária de saúde

Em sessão ordinária realizada de forma virtual, o vereador professor Robinho fez requerimentos  à Secretária Municipal de Saúde, Jaudete Silva Frontino De Nadai. O vereador pede que sejam fornecidas informações sobre o os procedimentos realizados por meio do consórcio Expandida Sul.

 

Professor Robinho quer saber os procedimentos realizados por meio do CIM Expandida Sul com o saldo remanescente:

 

  1. Quantitativo, nomes e valores individuais dos procedimentos realizados;

 

  1. Quantitativo e nomes das pessoas contempladas com os procedimentos indicados no item “1”, especificando-se o procedimento realizado em cada uma;

 

  1. Além dos nomes apontados na resposta ao item “2”, que informe seus endereços e os valores dos seus procedimentos;

 

  1. Valor total dos procedimentos nominados e quantificados na resposta aos itens anteriores e;

 

  1. Que informe, por fim, se houve a pactuação de contrato aditivo junto ao município de Anchieta, indicando, em caso afirmativo, o valor do respectivo termo.

 

 Professor Robinho também pediu à Secretária Municipal de Saúde, Jaudete Silva Frontino De Nadai, cópia integral do Processo Administrativo n°7092/20, que concerne ao Aviso de Dispensa de Licitação n° 027/2020 para a aquisição emergencial de desinfetante concentrado de alto nível. O vereador justifica que tendo em vista os valores exorbitantes já notados e denunciados pela sociedade civil, com o objetivo de fiscalizar a aplicação correta e eficaz do dinheiro público.

 

Zé Maria pede sinalização em comunidades do interior

Em sessão ordinária realizada de forma virtual, o vereador José Maria Brandão fez Indicação  ao Secretário  de  Infraestrutura, Leonardo Antônio  Abrantes para que coloque placas indicativas de trajeto na Rodovia Gilberto Domingues entrando para a Comunidade de Belo Horizonte, passando por Goembe e indo até a Comunidade de Santa Luzia de Monteiro.

 

O vereador esclarece que o pedido se justifica pelo aumento do número de ciclistas que estão passando por este trajeto aumentando com isso o turismo na região. Em tempos de pandemia muitos esportistas estão fazendo suas atividades em áreas rurais, devido ao ar mais puro e evitando a aglomeração.

 

 

 

Você pode Gostar de:

HOJE (06):Governo amplia vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara,confira

O governo republicou hoje (6), no Diário Oficial da União, dois artigos da lei sancionada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *