Página Inicial / Educação / Aluno da Educação Especial alcança primeiro lugar no processo seletivo do Ifes

Aluno da Educação Especial alcança primeiro lugar no processo seletivo do Ifes

O estudante do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Marcondes de Souza, no município de Muqui, Pedro Augusto Morgado Ventura, conquistou a primeira colocação no curso de Biotecnologia na unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Vila Velha. O aluno é diagnosticado com o espectro do autismo e a aprovação destaca o foco da Rede Estadual de Ensino na inclusão e na equiparidade da qualidade do aprendizado para todos os estudantes.

O estudante fez a prova em caráter de experiência e, mesmo com a conquista, não poderá ingressar na instituição, já que ainda não concluiu o Ensino Fundamental. “Foi uma surpresa para mim. Não esperava uma colocação tão boa”, disse o adolescente de 14 anos, ressaltando que seus pais o incentivaram a fazer a prova para testar seus conhecimentos.

Segundo o diretor da escola, Ériton Berçaco, a unidade busca trabalhar com os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) por meio de atividades práticas, aulas dinâmicas e interativas e acolhimento afetivo. “A escola tem como objetivo a mediação do conhecimento como experiência transformadora e emancipatória. Essa proposta se estende a todos os alunos, pensando a inclusão com o sentido mais amplo possível”, contou o gestor escolar.

O adolescente aprovado destacou também falou sobre os desafios de enfrentar preconceitos e supera-los. “Os pais não podem perder a esperança. Devem criar esperança e pesquisar sobre o autismo para aprender a lidar com os filhos. Eu consigo viver bem com o autismo. Tenho uma vida normal e estudo em escola pública”, destacou.

 

Você pode Gostar de:

Estudo contesta uso de maconha no tratamento da dependência de cocaína

O uso recreativo de maconha como estratégia de redução de danos para dependentes de crack …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *