Página Inicial / Empreendedorismo / Palestra com ministro do STF abre ano letivo do Programa de Residência Jurídica da PGE

Palestra com ministro do STF abre ano letivo do Programa de Residência Jurídica da PGE

Cerca de 300 pessoas participaram, na manhã desta segunda-feira (10), no Palácio Anchieta, em Vitória, da palestra de abertura do ano letivo do Programa de Residência Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. O evento contou com a participação do governador Renato Casagrande e da vice-governadora Jaqueline Moraes, além de procuradores do Estado, residentes jurídicos, representantes do Poder Judiciário capixaba, dentre outras autoridades.

A palestra teve como tema a “Análise Econômica do Direito”. Durante sua fala, o ministro destacou a importância de iniciativas como o Programa de Residência Jurídica. “É um programa importante porque na residência jurídica os jovens advogados se aperfeiçoam cientificamente, podendo trazer bons subsídios para o segmento ao qual eles fazem a residência”, ressaltou.

Fux afirmou, ainda, que a residência é uma atividade de interesse não somente do Governo, mas de toda a sociedade. “O Estado conglomera o interesse de todos nós. Por isso é muito importante preparar os advogados que estão no serviço público para todas as formas de solução dos litígios, inclusive o manejo de conciliações”, disse o ministro.

A abertura do evento foi feita pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, que, em sua fala, explicou rapidamente o funcionamento do Programa de Residência e os resultados positivos já obtidos. “Somente em uma das nossas setoriais, onde os residentes estão desenvolvendo projetos sob a supervisão dos procuradores, conseguimos uma economia de R$ 16 milhões para o Estado”, comemorou, agradecendo ao governador por acreditar no programa.

Casagrande ressaltou que o Espírito Santo conquistou um nível de organização administrativa muito grande nos últimos anos. “O Espírito Santo é pequeno em dimensão e tamanho da população, mas é o Estado mais organizado do Brasil. Temos enfrentado os desafios e mantido o nível de organização, permitindo que o Estado se torne um instrumento para alterar a vida das pessoas para o bem. Formar bons profissionais na advocacia pública é a gente plantar a semente para que isso continue acontecendo”, apontou.

De acordo com o governador, a palestra do ministro do STF serve de motivação para os residentes. “É preciso que os profissionais se interessem e gostem da administração pública. Isso é uma garantia que a gente possa ter um Estado cada vez mais organizado e que a gente tenha um exército de profissionais defendendo os interesses não só do Governo do Estado, mas também dos municípios”, completou Casagrande.

Ao final do evento, foi realizado um sorteio de diversos livros da área do Direito, sendo um deles de autoria do ministro Luiz Fux, que autografou a obra para a residente sorteada.

Foto: Arquivo

Você pode Gostar de:

Mesmo com pandemia, setor de cruzeiros cresce 7,6% no Brasil

Uma pesquisa produzida pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) e pela Fundação Getulio …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *